segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como converter vídeos com o WinAVI Video Converter

Galera, estarei ensinando neste post Como Converter arquivo .AVI para DVD" usando o programa WinAvi Video Converter, para Windows. Confiram abaixo como fazer!

Como Converter arquivo .AVI para DVD usando WinAvi Video Converter

O WinAVI suporta a maioria dos formatos utilizados atualmente: AVI (DivX/XviD), ASF, MOV, WMV, SWF, RM e RMVB. Ele também realiza conversões diretamente para o formato DVD (DVD-Vídeo) e não em arquivos MPEG2, ou seja, não é preciso preocupar-se em usar um outro programa para o autoring (autoração) do DVD: você economiza tempo, já que ele faz a conversão direta para arquivos DVD-Vídeo!
O WinAVi usa a tecnologia DirectAC3, assim, não é preciso preocupar-se com o áudio AC3 e nem como preservar a qualidade do áudio original no DVD final: o programa faz isso automaticamente para você!
Este programa é um dos mais rápidos conversores já vistos! Além disso, ao final da conversão, você pode usar o próprio WinAVI para gravar seu DVD, VCD ou SVCD em uma mídia de gravação.

Nesta primeira parte do tutorial, veremos como converter um arquivo de vídeo para DVD. Para isso, clique no botão DVD. Apesar de anunciar apenas alguns formatos para a conversão, o WinAVI é capaz de converter qualquer formato de vídeo, desde que tenhamos seu respectivo CODEC instalado (e caso isso seja necessário). Sugiro a instalação do pacote de codecs K-Lite Codec Pack 4.0.0 que você pode pegar no Henrique's Weblog aqui!



Selecione o arquivo que deseja converter para o formato DVD-Vídeo e clique em Abrir. Como exemplo, iremos converter aqui um arquivo .AVI (DivX).

Na tela seguinte, no campo Selecionar Pasta de Saída (Select Output Directory), indique o diretório onde deseja salvar o arquivo convertido. Tenha certeza de que o local escolhido, tenha no mínimo entre 4 e 5Gb de espaço livre. Observe também se o campo Selecionar Formato de Saída (Select Output Format) está com a opção DVD selecionada. Depois clique em Avançado (Advanced):





Na aba DVD, podemos verificar algumas opções para o DVD que será criado: No campo Ajustes de Saída (Output Settings), podemos definir o tamanho do arquivo que desejamos ter no final da conversão: a primeira opção, Qualidade Constante de Vídeo (Constant Vídeo Quality), criará o arquivo com ênfase na qualidade do vídeo, enquanto que a segunda opção, Tamanho Constante de Vídeo (Constant Vídeo Size), criará o arquivo com ênfase no tamanho do DVD. Sugiro a segunda opção, pois nela podemos definir o número de discos e sua capacidade (ao qual se destinam para posteriormente ser gravado). Marque o campo Confirma Capítulo Longo (Set Chapter Length) para escolher o tempo aproximado entre os capítulos do DVD que o WinAVI irá criar automaticamente. Algo em torno de 600 segundos (10 minutos) é uma boa opção. No campo Formato Alvo (Target format) e em Proporção LxA (Aspect ratio), escolha o formato e a proporção do arquivo final, respectivamente. Se não estiver certo da escolha a ser feita, prefira a opção AUTO para um ajuste automático. No campo Preferências (Preference), podemos optar por "velocidade" ou "qualidade" na hora da conversão. A primeira opção (By speed) realiza o processo de encoder mais rápido, enquanto que a segunda opção (By quality), resulta numa melhor qualidade final. No campo Audio bitrate (Taxa de Áudio), selecione a qualidade do áudio que o WinAVI irá criar, se a fonte original do arquivo de vídeo indicado for MP3, a opção 224000 será suficiente. Mas se o filme contém áudio AC3, selecione também o campo Permitir DirectAC3 (Enable DirectAC3) para que o áudio do filme original seja copiado para o seu futuro DVD.

Agora selecione a aba Codificar (Encode): Defina o aspecto do vídeo original em Proporção da Fonte (Source Aspect Ratio), se não souber, deixe em AUTO. No campo Suavizar Quadro (Soften Picture), o WinAVI irá aplicar um filtro para reparar algumas imagens que estejam com problemas.

Podemos também definir a largura e altura dos quadros através do campo Ajustar a Proporção do Quadro (Adjust the aspect ratio of picture), regulando o aspecto visual conforme desejado usando a barra de rolagem.

Clique em OK para continuar.

De volta à janela anterior, clique em OK e o processo de conversão será iniciado. Durante o processo de conversão, podemos abrir uma janela de pré-visualização para ver o que está sendo feito (mas isso faz com que o programa demore mais para converter o arquivo), e/ou optar para que o computador seja desligado após o término do processo. Lembre-se que estamos realizando o encoding e ao mesmo tempo o autoring do DVD, assim, o WinAVI irá criar arquivos no formato DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP).



Agora é só aguardar! (recomendo que deixe o PC parado durante o encoding, para que não ocorra erros)

Nota: O arquivo .SRT que pode-se ver nas opções do Winavi, refere-se à um arquivo de legenda. Caso tenha o VobSub instalado, podemos usá-lo juntamente com o WinAVI para criar um DVD com legendas. Basta para isso, colocar o mesmo nome para ambos arquivo (Ex: matrix.avi e matrix.srt) e deixá-los em um mesmo diretório.


6 comentários:

  1. Não importa o que eu faça, o vídeo sempre vem sem som, tinha a versão 7 e isso não ocorria, mas eu preciso da versão 8 pois tenho filmes em Dual-audio, alguém poderia dar um pequeno passo-a-passo sobre o áudio?

    ResponderExcluir
  2. Tadeu,

    Desculpe pela demora na resposta.

    Sobre os filmes em Dual-Audio, eu sugiro que veja nosso tutorial aqui no DeuBug sobre o assunto ("Tutorial como fazer um DVD-R com 2 áudios e legendas selecionáveis"): http://deubug.blogspot.com/2008/09/tutorial-dvd-varios-audios-legendas.html

    Espero ter ajudado!
    []'s
    Henrique Orsi.

    ResponderExcluir
  3. amigo não estou conseguindo converter meus filmes com audio, todos ficam mudos. o que ha de errado eu nao consigo resolver o problema. por favor preciso de ajuda !!! contato de email: ce_sar.adrico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Cesar,

    O que exatamente está ocorrendo!? Acontece algum erro ao seguir o tutorial daqui do blog? Preciso que seja mais específico.
    Peço que também tente refazer o passo-a-passo e veja se não errou em algum detalhe.

    Para lhe ajudar deixo os links de todos os tutoriais de edição/conversão de vídeo que publiquei (aqui no DeuBug e no FilmesEseries.com):

    - TUTORIAL - Convertendo AVI em DVD usando Winavi Video Converter (http://henriqueloo.blogspot.com/2008/09/convertendo-avi-em-dvd-winavi-video.html)

    - Dual Audio - Saiba como usar (escolher audio) e carregar Legenda (http://henriqueloo.blogspot.com/2008/08/dual-audio-tutorial-como-selecionar.html)

    - Tutorial como fazer um DVD-R com 2 áudios e legendas selecionáveis (http://deubug.blogspot.com/2008/09/tutorial-dvd-varios-audios-legendas.html)

    ResponderExcluir
  5. Meu filme sai sem audio
    segui todos os passos 5 vezes
    mas ele continua sem audio
    tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Luis,

    Se você seguiu o tutorial várias vezes, sugiro que teste o passo-a-passo com outro vídeo (outro arquivo) pra checar se o problema não é no filme.

    Teste e me diga o resultado depois!

    []'s
    Henrique Orsi.

    ResponderExcluir