segunda-feira, 31 de março de 2008

Instalando Ubuntu e Windows no mesmo PC / HD.

Percebi que tinha alguns amigos que desejavam "experimentar" um GNU/Linux porém tinham receio de abandonar seu antigo sistema operacional (Ruindows), e por preguiça de ter de reinstalar o sistema não experimentavam as maravilhas do Linux, dizia para eles que não precisavam temer o desconhecido e que tudo seria uma maravilha, não convenci ninguem nem eu mesmo....hehe.
Resolvi então depois de alguns pedidos desses miguxos meus fazer esse tutorial básico de instalação do Linux Ubuntu em DUAL BOOT com o Windows XP.

UPDATE de maio 2008 : Este tutorial foi feito com base no Ubuntu 7.10, no entanto a utilização dele para instalação do novo Ubuntu 8.04 LTS pode ser feita sem preocupação visto que não houve alteração significativa no instalador de uma versão para outra. Este tutorial pode ser usado para instalar a nova versão do Ubuntu.

Escolhi o Ubuntu por ser o sistema que utilizo e por sua facilidade de uso por usuários não acostumados ao Linux.
Mesmo tendo a interface gráfica Gnome que é um tanto diferente da interface Windows, penso que o sistema vem se tornando cada vez mais amigável em sua utilização por usuários iniciantes.

Antes de tudo baixe a versão mais atual do Ubuntu no link abaixo em imagem ISO e grave ele em um CD-R http://www.ubuntu-br.org/download

Você pode optar por esse link se estiver com dificuldades no link acima.
http://releases.ubuntu.com/gutsy/ubuntu-7.10-desktop-i386.iso

Para que possamos fazer a instalação do sistema temos que definir a BIOS para que de o boot pelo CD, algumas placas-mãe mais atuais já vem com essa opção por padrão penso eu (a minha não é tão nova assim), se não vier tente algo parecido com isso na sua.
Tenha em mente que a tela da BIOS costuma diferir de acordo com a placa-mãe, se não for um menu como este da foto procure a opção BOOT no seu menu e selecione como first boot device o CD.



Feito isso vamos reiniciar o computador já com o cd do Ubuntu na gaveta, agora o computador vai ler o CD antes mesmo do HD iniciando assim o sistema em Live CD, uma das grandes vantagens do Ubuntu é a de poder testar o sistema antes mesmo de instala-lo com este Live CD.

Você irá ver uma tela parecida com esta:


Pressione F2 e escolha Portugues como a língua padrão para facilitar o entendimento dos menus, agora selecione a primeira opção "Start or Install Ubuntu" e pressione ENTER, o sistema agora irá iniciar.
Depois de iniciado você pode testar o que quiser nele que nenhuma alteração será salva neste modo pois ainda não há uma instalação no HD, muito bom pq vc pode fuçar no que quiser sem medo.

Agora que você ja revirou tudo e matou sua curiosidade vamos instalar efetivamente o sistema no HD.
Clique no botão install ou instalar da imagem:




O primeiro passo da instalação será selecionar a língua do sistema:


Em seguida a localidade e fuso-horário em que se encontra:




Selecione o padrão de teclado neste passo. Selecione Brasil>Brasil


Agora neste passo, que necessita um pouco mais de atenção, iremos redimensionar suas partições para liberar espaço para a instalação do Ubuntu. Clique na opção "Guiado" ajuste o tamanho e clique em avançar. Aconselho você a deixar todo espaço livre de HD que o redimensionador liberar, pois se vc precisar formatar uma das partições vai ter espaço para fazer backup usando as partições isso economiza muitos DVD's virgem.



Nesse passo vamos dar de cara com o gereciador de partições do Ubuntu, voce vera nessa tela a partição onde está instalada o Windows, geralmente partição "NTFS" e um espaço não particionado escrito "Free space".
Clique com o direito nesse espaço como na foto e selecione New partition:



Aqui será criada a partição Swap que tem por finalidade servir como uma memória RAM de baixo desempenho. O Windows tb utiliza um swap em sua arquitetura porém não o faz com uma partição separada como o Linux.

Uma dica que dou para a criação da partição Swap é que quanto mais memória RAM o computador tiver menor a partição Swap dever ser. Por exemplo se o seu computador tem 2gb de ram crie uma swap com 256mb.
Selecione o tamanho da partição e no campo sistema de arquivos selecione swap.


Agora na mesma tela vc vai criar a partição dos arquivos de sistema, clique de novo em "Free Space" selecione como sistema de arquivos ext3 ou reiserfs (eu uso ext3) e coloque em mount point apenas uma barra assim / .



Nesse passo vc vai importar se desejar as configurações de usuário do Windows XP se tiver um windows instalado. Eu nunca fiz isso não sei como funciona essa importação, aconselho a não fazer.




Estamos agora chegando ao final do processo de instalação, nesta tela vc vai configurar seu nome e senha no sistema - no Linux a definição de nome e senha é obrigatoria por questões de segurança - , também será definido o nome do computador na rede, aquele que aparece qdo vc mapeia a rede. Defina os nomes e clique em Avançar.



Nesta tela serão mostradas informações sobre a instalação que irá ser feita, leia com atenção e confira se está tudo certo pois a partir daí o sistema vai ser instalado no seu HD e não tem volta...



Praticamente pronto, o sistema está sendo instalado agora.
Pode ser que no meio do processo de um erro com uma mensagem do tipo "não foi possivel baixar os pacotes de atualizações" ou algo assim nesse caso só tirar o cabo da internet e clicar pra prosseguir a instalação, é normal isso ocorrer pois a internet não está configurada.



Quando a barrinha acima completar o sistema irá perguntar se vc quer reiniciar o computador ou continuar no Live CD, escolha reiniciar a máquina:



Voce vai perceber agora que antes de ser carregado o Windows ou o Ubuntu , vai aparecer uma tela de seleção para vc escolher entre os 2, esse é o GRUB, gerenciador de Boot do Ubuntu. Por padrão ele deixa o Ubuntu como primeiro na lista. As duas outras opções antes do Windows na tela do GRUB são respectivamente o modo de recuperação do Linux e o modo de teste de memória, selecione com as setas do teclado em qual sistema deseja entrar.


Prontinhooo!!! Seu Linux está pronto para uso! seja bem vindo ao mundo do software livre....

Qualquer dúvidas sobre configurações do Ubuntu podem ser colocadas nos comentários que responderei o mais rápido que puder.

Comentem o post galera, assim fico animado e posto mais!!!!

8 comentários:

  1. Ok Michael. Parabéns pelo tutorial.

    Tenho uma dúvida. Se o meu sistema é todo Ubuntu (sem Windows). Para instalar o Windows depois é melhor uma ordem ou tanto faz?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Cacique aconselho você se puder, instalar primeiro o Windows e depois o Ubuntu. Quando fazemos nessa ordem o Grub (gerenciador de Boot) não é apagado da MBR. O Windows tem essa mania chata de apagar tudo que encontra na MBR. Mas se não puder fazer isso você pode usar um programa chamado SuperGrub pra reinstalar o Grub ou mesmo o CD Alternate do Ubuntu. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. aeee maluco ....vlws pelo tutorial.

    Tu salvou minha vida, eu tava agarrado na 5/6...na escolha do "SWAP"
    Mais ae eu vim aqui tu me sarvo
    vlws maluko

    ResponderExcluir
  4. Cara 100% esse seu Tutu, sequindo ele consegui até configura no manual como ja tinha o DH particionado, Valeeuuu

    ResponderExcluir
  5. Vlw cara muito massa esse seu post, vou instalar agora mesmo o ubuntu no meu pc....

    Flw mano

    ResponderExcluir
  6. cara muito borigado!!
    o Linux é uma maravilha!!
    é o melhor sistema operacional já criado!!!
    Viva o linux ubuntu!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima iniciativa. O tutorial é bem prático.
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  8. ham??????????/ vou fazer issu ja

    ResponderExcluir